sábado, novembro 19, 2005

Benfica-1, Sporting-1: campeonato 1983/84

À entrada da penúltima jornada, o Benfica tinha 2 pontos de avanço sobre o 2º classificado, o FC Porto.
A relativamente poucas jornadas do fim o FCP perdera com o Portimonense, por 1-0 (numa grande exibição do Vítor Damas, que regressara a Portugal para jogar neste clube algarvio e que no ano seguinte regressaria ao SCP), tendo o Benfica ganho uma vantagem de 4 pontos.
No entanto, o Benfica iria desperdiçar essa vantagem, perdendo em Guimarães por uns contundentes 4-1 (tendo assim o Vitória "vingado" a goleada de 8-0 sofrida na Luz, na primeira volta, e mencionada no post anterior), reduzindo novamente a vantagem para os 2 pontos com que se chegou à 29ª jornada.
No confronto directo das duas equipas, Benfica e Porto, esta levava vantagem pelo número de golos marcados, pois como também já foi referido noutro post, à derrota por 1-0 na Luz o FCP respondeu com uma vitória por 3-1 nas Antas. Por isso, uma vitória do Benfica não garantia por si só a conquista antecipada do título, pois caso o FCP ganhasse, a decisão teria de ser adiada para a última jornada, e em igualdade pontual, seria o FCP a conquistar o título.
Para além disto tudo, este jogo teve uma importância adicional para mim porque, mais uma vez, o meu tio levou-me ao estádio para assistir ao jogo ao vivo. Mais ainda, antes de entrar no estádio, o meu tio ofereceu-me uma bandeira!
Mais contente ainda, lá fomos para o estádio, na esperança que o FCP tivesse um deslize no Bessa (de facto, por coincidência, no mesmo dia disputavam-se os derbies entre os principais clubes das duas maiores cidades do país!). Note-se que, até à data, todos os jogos do Benfica que eu tinha assistido ao vivo, o Benfica tinha sido vencedor (o mesmo se aplicava relativamente à selecção). Por isso, estava plenamente confiante de que o Benfica iria ganhar (até porque era, sem dúvida, a melhor equipa!)

O jogo começou com alguma pressão do SCP. O meu tio, para me tranquilizar (ou para se tranquilizar a ele próprio...) avisou que o SCP começava quase sempre assim os jogos na Luz, talvez como forma de impedir o Benfica de ter os 15/20 minutos iniciais "à Benfica"...
Apesar de tudo, não foi preciso esperar muito tempo (talvez 20 mins) para o Benfica marcar: livre directo à entrada da área do SCP, cobrado por Carlos Manuel. Por alguma razão, o árbitro teve de mandar repetir a marcação do livre. Quando todos esperavam um remate directo, Carlos Manuel supreendeu a defesa do SCP, colocando a bola no interior da área, onde Chalana, isolado e descaído pela direita, apareceu a receber a bola e já dentro da pequena área, remata para GOLO DO BENFICA!

(imagens gentilmente cedidas por S.L.B.)
Até ao final da primeira parte, não me recordo de mais nenhum momento marcante. Creio que, no Bessa, o FCP vencia o seu encontro: com este resultado, a decisão do título ficaria adiada para a última jornada.
Voltando ao jogo da Luz, o momento mais relevante da segunda parte foi o golo do Sporting. Por sinal, um excelente golo de Kostov, que numa jogada individual, rompeu pela defesa do Benfica e isolado perante Bento, culminou a jogada com o golo do empate.
A partir do golo, também não me lembro de o jogo ter tido mais algum momento de destaque. Penso que as equipas terão mesmo ficado "satisfeitas" com o resultado, pois o Benfica não podia deitar tudo a perder com uma derrota, e o SCP, já sem qualquer interesse na luta pelo título, pelo menos não sairia derrotada da Luz.
Não me recordo se foi antes ou depois do golo do SCP que as atenções se voltaram, via rádio, para o Porto, mas o que é certo é que, apesar de na 2ª parte o Benfica não ter marcado qualquer golo, festejou-se muito, por duas vezes, nas bancadas da Luz! Primeiro quando o Boavista conseguiu empatar o jogo (creio que já depois de o Sporting ter empatado). Depois, quando o Boavista se colocou em vantagem, que conseguiu manter até ao fim, derrotando assim o FCP!.
Com estes resultados, o Benfica ficava com 49 pontos, o FCP com 46, e uma jornada por disputar: ou seja BENFICA CAMPEÃO 1983/84!
Para mim, foi um misto de alegria e de alguma (embora pequena) desilusão. No mesmo dia em que, pela primeira vez, o Benfica não ganhava um jogo por mim assistido ao vivo, o Benfica sagrava-se campeão nacional!

Depois, foi o regresso a casa (dos meus avós, no caso, que ficava na Av. de Roma, ao lado da linha de comboio). Essa viagem de regresso foi outro momento que eu não esqueci!
Como os autocarros à saída do estádio estavam, como seria de esperar, a abarrotar, o meu tio achou melhor andarmos um bocado a pé e apanharmos o autocarro da carreira 33 já mais à frente, no percurso.
Começámos a andar, 2ª circular fora, onde os autocarros passavam com pouca frequência e sempre a abarrotar. Chegámos ao Campo Grande, e como eu estava a aguentar bem o percurso (tinha 11 anos na altura) e não me sentia cansado, continuámos a pé, até porque os autocarros continuavam a passar cheios. Chegámos à Avenida do Brasil, eu continuava a não me sentir cansado e disse que por mim podiamos ir a pé até casa dos meus avós. E assim foi!
Para além de ter eu ter ficado orgulhoso de o Benfica ter sido campeão e de ter feito o percurso Estádio da Luz - Av. Roma todo a pé, também ficava muito satisfeito quando, ao passar na rua, as pessoas me viam com a bandeira do Benfica e perguntavam pelo resultado. A resposta era sempre a mesma: "o Benfica empatou mas o Porto perdeu, por isso o BENFICA É CAMPEÃO!"

Cenas do próximo e último capítulo do campeonato 83/84: última jornada, em que estando a decisão do título resolvida, faltava apurar quem seria o melhor marcador do campeonato...

terça-feira, novembro 15, 2005

Goleadas: campeonato 1983/84

Um dos aspectos muito positivos da prestação do Benfica na época de 1983/84 foi a quantidade de goleadas que o Benfica infligiu aos seus adversários.
A saber: Braga (casa: 7-0), V. Guimarães (casa: 8-0), Farense (casa: 6-2, fora: 7-2), Penafiel (casa: 8-0), Espinho (casa: 6-0). E também: Estoril (fora: 4-1), Águeda (fora: 4-1).

Como se nota, o número de goleadas "das antigas" alcançadas pelo Benfica é considerável. Um à parte para dizer que sempre me fez confusão quando comentadores desportivos consideram 3-0 uma goleada... Para mim, mesmo 4-0 só em algumas circunstâncias considero uma goleada (embora nos dias de hoje não seja muito comum assistir a tantos golos num jogo...). No entanto, obviamente já não sou do tempo em que ganhar por 5-0 era quase como ganhar, nos dias de hoje, por 2-0...

Quanto aos jogos propriamente ditos, lembro-me razoavelmente (i.e., não foi preciso recorrer a nenhum auxiliar de memória para me lembrar dos respectivos resultados ;-) ), dos seguintes (as imagens correspondentes são, mais uma vez, cortesia do S.L.B.):

- V. Guimarães: o meu tio, que foi assistir ao jogo, disse que o Benfica jogou quase sempre como se estivesse 0-0, mesmo quando já ganhava por 5-0!

(Imagens relativas precisamente ao 5º golo, apontado por Manniche)

- Sp. Braga, por ser, tal como o V. Guimarães, uma das melhores equipas fora do grupo dos "3 grandes" (e que portanto, lutava pelo acesso às competições europeias). Por isso, ganhar 7-0 ao Braga não estaria nem nas previsões mais optimistas!

(Imagens do 4º golo, da autoria de Diamantino - o golo, não as imagens ;-) )

- Farense, na Luz, com o pormenor de o Benfica ter começado praticamente o jogo a perder e de o Nené ter marcado um golo na primeira vez que tocou na bola, após ter entrado já na 2ª parte.

- Farense, em Faro, em que o Nené marcou, salvo erro, 3 golos e ainda falhou um penalty. Curiosamente, "A Bola" do dia seguinte considerou o Peres, GR do Farense nesse jogo, como o melhor em campo, mesmo apesar dos 7 golos sofridos!!!

(Imagens do 7º golo, marcado por Nené)


Foi também nesta época que Humberto Coelho se lesionou irremediavelmente. O seu substituto natural foi Oliveira (ex-Marítimo). No entanto, creio que em vários jogos foi Shéu quem jogou em vez de Oliveira, o que me leva a crer (pelo menos, tenho essa ideia) que, por diversas vezes, o Benfica usou um sistema de 3x4x3, em que a linha defensiva era composta por Pietra, Bastos Lopes e Álvaro (admitindo que Shéu jogava a meio campo...) e uma linha 3 avançados, que eram escolhidos de entre os seguintes 4: Diamantino, Manniche, Nené e Filipovic.

Lembro-me também de um jogo em que estive à beira de sacrificar a integridade física do meu pequeno rádio-transistor onde ouvia os relatos :-S
Foi num empate em casa, com o Estoril-Praia... Depois de o Benfica ter ganho por 4-1 no Estoril, durante a primeira volta, depois de ter "espetado" uma quantas goleadas, nada mais irritante do que empatar em casa com um dos últimos classificados... Ainda assim, consegui conter-me e poupar aquele pequeno rádio que, apesar de inúmeras vezes deixar que as pilhas se esgotassem ao ponto de "babarem", eu tanto estimava!

Um outro jogo que me recordo razoavelmente (pelo menos, do golo), foi a vitória por 1-0 sobre o Portimonense, em casa. Foi daqueles jogos em que nada parecia correr bem ao Benfica, e já se perspectivava um empate. Até que, a cerca de 10 mins do fim, o Pietra tem uma arrancada pela direita, creio que ainda faz uma "tabelinha" pelo meio, e à entrada da área, sobre o lado direito, disfere um remate fortíssimo que faz a bola entrar junto à barra e tocar na malha superior da baliza. Foi mesmo considerado o golo da jornada.

Quanto aos dois últimos jogos deste campeonato, ficam para os próximos posts...

Último facto curioso sobre o "Benfica goleador" de 83/84: em todos os jogos do campeonato em que o Benfica participou, marcou pelo menos um golo!

segunda-feira, novembro 14, 2005

II Jantar de Bloguiquistas

Interrompo, mais uma vez, a sequência cronológica que tenho, mais ou menos, procurado seguir nos meus posts, para assinalar o memorável jantar de bloggers benfiquistas (a.k.a. bloguiquistas), que decorreu no passado dia 12 de Novembro.
Apesar de, até à data do jantar, não conhecer nenhum dos participantes do mesmo, a verdade é que, tal como descreveu o HMémnon no seu post, ninguém diria, após o jantar, que muitos de nós conheceram-se pessoalmente pela primeira vez neste jantar.
Isto demonstra bem o poder dos weblogs como forma de pessoas, que partilham o mesmo interesse por determinados temas (no nosso caso, claramente o Benfica é o tema predominante!), se conhecerem. E quando digo conhecerem, não me refiro apenas ao facto de saber que por trás de um nick name está uma pessoa, mas também ao facto de, pelo teor dos posts e dos comentários, ser possível reconhecer alguns traços de personalidade dessas pessoas e encontrá-los depois, sem grande surpresa, na pessoa "real" (o que não deixa de ser, paradoxalmente, algo surpreendente)!
Neste jantar, ficou uma certeza relativamente a uma afirmação que os Sauridae Lumiarensis proferem com alguma obstinação, mas que se confirma: "o Benfica está a ser levado ao colo". Não podia ser mais verdade: nós, bloggers benfiquistas, levamos constantemente o nosso Benfica ao colo!
De resto, o referido post do HMémnon resume muito bem aquilo que foi o jantar, pelo que não tenho mais nada a acrescentar (apenas a retirar os "talvez", pois as frases que precedem não são dúvidas mas certezas!).
Last but not least, e por ordem alfabética, os bloggers que fizeram com que este jantar fosse um momento memorável:
Anita, Antitripa, Corto Maltese, D'Arcy, HMémnon, Laura, MB, papo-seco, S.L.B., Superman Torras, T-Rex.
Até à próxima! (Mas vamo-nos "vendo" nos posts e nos comentários).

quarta-feira, novembro 09, 2005

Homenagem

Para não ficar atrás de outros ilustres bloggers benfiquistas (bloguiquistas é a designação!), que publicaram este e este posts, e porque não tenho quaisquer problemas em imitar as boas ideias, humildemente presto a minha homenagem a uma das mais ilustres figuras do desporto português, e mais concretamente, do Benfica: o José Águas, que tal como reparou Laura num outro post do Diário de um adepto benfiquista, celebraria hoje o seu 75º aniversário.
Apesar de o não ter visto jogar, como é óbvio (eu nasci em 1973) - a não ser em resumos e reposições das finais da Taça dos Campeões - é um dos jogadores do Benfica de quem me lembro ouvir falar desde que comecei a interessar-me por futebol e pelo Benfica. Logo, é impossível dissociá-lo das mais recôndidas memórias que tenho do Benfica, pois ele é um dos jogadores que melhor simboliza o Benfica Glorioso e que mais contribuiu para a dimensão europeia e mundial que o Benfica alcançou nos anos 60, com relevo para as duas finais da Taça dos Campeões que o Benfica venceu, não só por pelos seus golos, mas também (estatuto pelo qual é mais lembrado) por ter sido o capitão de equipa em ambos os jogos.
Por isso, e mesmo apesar de ser minúscula ao lado da grandeza do Senhor José Águas (note-se que "senhor" era a forma como os jogadores mais novos tratavam os mais velhos), aqui fica a minha homenagem ao Capitão dos Campeões.


Já agora, e por razões óbvias ;-), deixo também aqui os meus cumprimentos à Laura, sem dúvida uma ilustre benfiquista!

terça-feira, novembro 08, 2005

Benfica - 1, FC Porto - 0: Campeonato 1983/84

Apesar de este jogo ter decorrido antes da deslocação do Benfica a Alvalade, descrevo-o depois, pois não tive oportunidade de o presenciar ao vivo, e por isso, não tenho sequer uma memória visual do mesmo (pelo que, não me "marcou" tanto como aquele jogo).
Mesmo assim, recordo-me de ter sido um jogo equilibrado, e a vitória tangencial reflecte isso mesmo, ainda que o Benfica, como equipa visitada, tenha sido quem mais teve a iniciativa do jogo.
Acima de tudo, lembro-me que o Benfica sentiu bastantes dificuldades em ultrapassar a defesa do Porto (que seria a base da linha defensiva da selecção portuguesa no Euro 84), que apenas sofreu 9 golos em todo o campeonato.
Ainda assim, já a meio da segunda parte, o Diamantino conseguiu marcar para o Benfica, tendo sido esse golo o suficiente para o Benfica alcançar o mais importante: a vitória e os respectivos 2 pontos.

(imagens do golo de Diamantino, gentilmente cedidas por S.L.B.)
Não me recordo qual a classificação das duas equipas, antes do jogo, mas sei que esta vitória foi importantíssima para o Benfica assegurar a liderança (ou seja, um empate não teria sido um resultado muito conveniente para o Benfica).
Até porque, na 2ª volta, o Benfica perderia nas Antas (por 3-1), tornando a disputa pelo título mais equilibrada, mas ainda assim, o Benfica manteve a liderança após essa derrota.

sábado, novembro 05, 2005

Memórias Fotográficas (II)

Serve este post para informar que, mais uma vez, graças ao contributo do S.L.B., actualizei os posts relativos aos jogos contra o Anderlecht e contra o Universitatea Craiova, da edição 1982/83 da Taça UEFA, com imagens dos golos do Benfica.

quinta-feira, novembro 03, 2005

Sporting - 0, Benfica - 1: Campeonato 1983/84

Depois de já ter assistido a um jogo da selecção no antigo Estádio de Alvalade (vitória por 5-0 sobre a Finlândia, em jogo de apuramento para o Euro 1984 que recordarei futuramente), era a primeira vez que ia assistir a um jogo do Benfica no estádio do histórico rival lisboeta.
Até à data, todos os jogos que eu tinha assistido ao vivo (tanto do Benfica como da Selecção) tinham terminado com vitória da minha equipa.
Neste jogo que o Benfica ia disputar em Alvalade, quase no final da 1ª volta, frente ao Sporting (que creio que já se encontrava algo distante da liderança), seria importante pelo menos não perder, pois o FCP seguia no encalço do Benfica a poucos pontos. Ganhar seria, obviamente, excelente.
Não me recordo muito bem da 1ª parte do jogo, mas tenho a vaga ideia de ter sido equilibrada. Basicamente, o Benfica, a quem o empate melhor servia, terá controlado e não me recordo de o SCP ser propriamente uma ameaça (antes pelo contrário).
Na 2ª parte, assistiu-se a um claro domínio do Benfica, numa atitude que revelava evidente intenção de ganhar o jogo.
O primeiro grande momento do jogo surgiu quando foi assinalada uma grande penalidade favorável ao Benfica, por suposta falta sobre o Diamantino. Na verdade, no estádio não fiquei muito convencido sobre a existência de falta. De qualquer modo, o próprio Diamantino não consegui converter o penalty em golo, já que o Katzirz o defendeu.
Eu pensei que o Benfica iria desmoralizar com aquela perda, mas o certo é que continuou a ter o controlo do jogo.
A 15 mins do fim, o Nené entra em campo (não me recordo quem substituiu - talvez o Diamantino). O ataque do Benfica voltou a animar, e nesses 15 mins, o Nené foi o jogador mais perigoso.
Já perto do fim, creio que a 5 mins, há um remate do Nené que é defendido pelo Mário Jorge com a mão, em cima da linha de golo.
2º penalty a favor do Benfica. Nené chamado à conversão... Nené parte para a bola.... GOOOOLO!!! Foi como se no meu lugar houvesse uma mola: dei logo um salto para festejar o golo! Só que estava no meio da lagartagem, e o meu tio, por prudência, puxou-me logo para eu voltar a sentar-me.

(Imagens gentilmente cedidas pelo S.L.B.)
Até ao fim, nada mais de relevante aconteceu. Com esta vitória, eu mantinha o meu registo 100% vitorioso em jogos aos quais assiti ao vivo, mas mais importante, o Benfica consolidava a liderança do campeonato. E, claro, ganhar no terreno dos lagartos fez com que esta vitória fosse das que mais prazer me deu assistir ao vivo!