quarta-feira, dezembro 21, 2005

Portimonense - 0, Benfica - 2: campeonato 1983/84

Com o campeonato decidido relativamente ao título de campeão (que foi o Benfica, claro!!), para os benfiquistas (e portistas) havia ainda um motivo de interesse relativamente à última jornada: saber quem seria o melhor marcador do campeonato.
Havia ainda outro motivo de interesse (pelo menos para mim): independentemente de o Benfica ganhar ou não o jogo, caso o Benfica marcasse, alcançaria algo que não me recordo de ter acontecido em nenhum outro campeonato, desde 1980/81 (quando comecei a interessar-me por futebol): o Benfica terminaria o campeonato marcando golos em todos os jogos, inclusivamente aqueles que perdeu ou empatou! Como se verifica pelo resultado, tal veio, de facto, a acontecer, o que para mim foi mais um motivo de satisfação a juntar a título conquistado.

Voltando à questão do melhor marcador...
Durante o campeonato, houve 3 jogadores que se destacaram como "artilheiros": Fernando Gomes (do FCP), Nené e Diamantino.
Apesar de ao longo de várias jornadas (e correspondendo a uma frequente utilização como ponta-de-lança), Diamantino ter sido o melhor marcador do Benfica, chegando, creio eu, a liderar a lista de melhores marcadores, na fase final do campeonato, e correspondendo a uma utilização preferencial de Diamantino como extremo-direito, não tendo assim tantas oportunidades para marcar, Nené (que muitas vezes era utilizado como suplente) acabou por ultrapassar Diamantino na lista de melhores marcadores. Pelo meio, Fernando Gomes também marcava vários golos, mantendo-se "colado" a Nené e Diamantino.
Creio que nessa jornada, o FCP jogou primeiro (no Sábado). Não me recordo do resultado nem de quantos golos marcou o Gomes, mas marcou os suficientes para ficar à frente, com 21 golos.
Antes de o Benfica jogar (em Portimão), Nené tinha 20 golos e Diamantino 19...
Em caso de empate, Gomes seria o vencedor, pois tinha menos jogos que Nené e Diamanto (ou seja, uma melhor média de golos por jogo). No entanto, era uma estatística enganadora, pois Nené (já com 34 anos) muitas vezes entrava já durante a 2ª parte, pelo que tinha muito menos minutos de jogo que Gomes. Ainda assim, tinha mais jogos disputados que Gomes, e sendo esse o critério de desempate, deixava Nené em desvantagem.

Sendo que Nené tinha mais possibilidades que Diamantino de chegar ao título de melhor marcador, a história do jogo em Portimão foi óbvia: a equipa toda (ou quase toda, já que Diamantino provavelmente também se acharia no direito de ser ele o "coroado") a tentar ajudar Nené a marcar 2 golos, para ficar, em absoluto, à frente de Gomes em golos marcados.
Não me recordo bem de como foram os golos, apenas devo ter visto uma vez o resumo do jogo...
Mas efectivamente, o 1º golo do Benfica foi marcado por Nené. Não era suficiente... ficava em igualdade de golos com Gomes, mas em desvantagem pelo motivo referido.
E apesar dos esforços para que Nené marcasse o 2º, o Benfica fez realmente um 2º golo, só que da autoria de Shéu...

(imagens do golo cedidas, como habitualmente, pelo S.L.B.)

Não houve mais golos, o que significou que Gomes recebeu o prémio de melhor marcador (tal como acontecera na época anterior), sintomático da sua importância na equipa do FCP, que, infelizmente (para os benfiquistas, claro), viria a dar os seus frutos em termos colectivos nos 2 anos seguintes...

Regresso...

Após 1 mês de "silêncio", o Memórias Encarnadas está de regresso.
Uma conjugação de diversos factores obstou a que eu tivesse disponibilidade para elaborar posts sobre as minhas memórias de jogos do Benfica.
Ainda assim, actualizei, durante este período, o post relativo ao FCP - Benfica (época 1990/91), com as inevitáveis fotos do S.L.B..

A recordação da derradeira jornada do campeonato 1983/84 é já a seguir...