quarta-feira, junho 15, 2005

O meu primeiro jogo ao vivo

Assistir a um jogo pela primeira vez no Estádio da Luz - a Catedral - foi sem dúvida o rito "iniciático" que faltava para me sentir verdadeiramente benfiquista. Foi em Setembro de 1981, numa 4ª feira à noite, contra o Omónia Nicósia (Chipre): 1ª mão da 1ª eliminatória da edição 81/82 da taça dos campeões. Tinha 8 anos, e quem me levou foi o meu padrinho, o verdadeiro responsável por eu ser benfiquista.
É verdade que foi um jogo contra uma equipa fraca, praticamente desconhecida. Mas por ser o primeiro a que assisti ao vivo, foi obviamente especial. Sobretudo por ser à noite, com a iluminação artificial a fazer parecer que era dia!
Do que me lembro do jogo, a 1ª parte foi um pouco o prenúncio de uma época pouco feliz do Benfica (viria a ser eliminado pelo Bayern, com uma derrota por 5-1 em Munique, e no campeonato, ficámos em 3º). Os cipriotas puseram o "autocarro" à frente da baliza, não atacavam, mas o Benfica não encontrava soluções: ao intervalo estava 0-0... A minha "estreia" estava a correr mal, e já estava a achar que ganhar por 1-0 não seria nada mau, mesmo apesar do fraco valor do Nicósia.
Mas na segunda parte tudo mudou. Não demorou mto tempo (acho eu...) até o Nené, à entrada da pequena área, fazer o 1-0.
Depois, e através do Filipovic (que, se não me engano, fazia a sua estreia oficial pelo SLB) e do Carlos Manuel (ambos de cabeça), vieram o 2º e 3º golos. De facto, assiti a uma 2ª parte "à Benfica", e a minha "estreia" acabou por ser muito boa: 3-0 já era um resultado "razoável", tendo em conta o valor do adversário.
Na condição de acompanhante (antes de me tornar sócio), assisti ainda a mais alguns jogos, e todos eles tiveram uma coisa em comum: o Benfica (ou a Selecção) ganhou (incluindo uma vitória em Alvalade!). Na única excepção (empate 1-1 na Luz contra os vizinhos do Lumiar, em 83-84), o Benfica sagrou-se campeão à penúltima jornada.