quarta-feira, julho 20, 2005

Benfica-3, FCP-1: Campeonato 1982/83

Depois de um campeonato para esquecer (81/82), conquistado pelo SCP (o tal que precedeu um período de 18 anos de "jejum"), eis mais uma vitória sobre o FCP - e mais uma vez por 3-1 (curiosamente, e para além da final da taça de 80/81, o Benfica também derrotou o FCP no estádio da Luz por 3-1 no campeonato de 81/82).
A principal diferença, para mim, é que desta vez tive o privilégio de assistir ao jogo ao vivo, no estádio da Luz (cheio, como seria de esperar).
Na primeira época de Sven-Goran Eriksson como treinador (para mim o melhor treinador que me lembro de ver no Benfica), o Benfica entrou no jogo a dominar (os famosos 15-20 minutos "à Benfica"), e durante a primeira parte chegou ao 2-0.
O primeiro golo foi marcado por Alberto Bastos Lopes (irmão do defesa António Bastos Lopes, habitual central titular ao lado do grande Humberto Coelho). Alberto Bastos Lopes não terá feito muitos jogos, menos ainda como titular, mas nesse dia terá tido um dos momentos mais altos no Benfica, pois para além de ter sido titular (substituiu o Shéu, creio eu), foi autor do 1º golo do jogo.

(Fotos gentilmente facultadas por S.L.B.)




O segundo golo seria marcado por Veloso, que na altura jogava como lateral esquerdo (antes de ser afectado pela lesão que daria a titularidade ao Álvaro), num excelente remate à entrada da área.


O Benfica abrandou o ritmo, e o FCP conseguiu reduzir para 2-1 antes do final da primeira parte (não tenho a certeza sobre quem marcou o golo, mas tenho uma vaga ideia de ter sido o Inácio...).
A segunda parte conheceu um certo domínio do FCP, que naturalmente procurava chegar ao empate.
Mas numa jogada de contra-ataque, e após centro do Diamantino (entrado na 2ª parte), o Nené (também entrado na 2ª parte) fez de cabeça o 3-1.




Com este golo, o FCP perdeu a capacidade de reacção e desta forma o Benfica conseguiu controlar o jogo até final.
Apesar de algum equilíbrio, o Benfica demonstrou, com esta vitória (em grande parte devida ao grande domínio do Benfica no início do jogo), que era a melhor equipa do campeonato, e que Eriksson era sem dúvida um grande treinador, pela forma como o Benfica soube controlar o resultado e pela eficácia das substituições.

Nota: as imagens foram acrescentadas posteriormente à redacção do post, pelo que as descrições que fiz dos lances dos golos correspondem, de facto, à memória que tinha dos mesmos à data deste post!

8 Comments:

At 1:28 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Também fui ver esse jogo ao vivo, mas não tenho nenhuma recordação viva dele. Segundo o Almanaque do Benfica, aka "A Bíblia", o Néné foi titular nesse jogo. Aliás, esse campeonato começou de maneira fabulosa com 11 vitórias consecutivas (essa frente ao clube regional foi a 9ª) até ao empate em Alcobaça (clube presidido na altura por um tal... Guerra Madaleno)

 
At 10:29 da manhã, Blogger tma said...

Em relação ao 3º golo e ao facto de o Nené ter sido suplente, claro que posso estar errado. Afinal, isto foi há 23 anos... Mas ideia que tenho foi a que escrevi no texto, por isso, mesmo que não corresponda ao que realmente aconteceu, é o que me está na memória... No entanto, com a grande equipa que o Benfica tinha na altura, era perfeitemente normal que o Nené fosse suplente em alguns jogos.

Sim, realmente foi desesperante que a série de vitórias consecutivas fosse interrompida pelo Ginásio de Alcobaça (e só recentemente no blog Cromo dos Cromos soube que o maluco do Guerra Madaleno era o respectivo presidente). E poucas jornadas depois, viria a primeira (e única) derrota do campeonato, frente ao SCP.

 
At 11:24 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Fonix, tma, tambem tu!

Fizeste um blog lampião!!!!

 
At 11:27 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Boa sorte! Vou-te adicionar à minha lista de blogs logo que puder.

 
At 1:33 da tarde, Blogger tma said...

Pois é, Harry Lime. Mais um blog "lampião"...
No entanto, não pretendo ficar-me por aqui em termos de blogs: a minha intenção também é ter um blog "generalista".
Para já, com o tempo que tenho e com a pouca paciência com que estou para escrever sobre temas da actualidade, estas memórias vão sendo o meu contributo para a "poluição blogosférica".

 
At 12:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

COMPREM O KIT JÁ!
(publicidade desta não tem preço)...

 
At 2:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Keep up the good work Free acyclovir information Chevrolet corvette c6 Option trading the currency markets learn how to reupholster your sofa online Celexa discontinuation side effects s300 fire alarm panel Replacement bulbs for infocus 4805 projector http://www.comparing-digital-camcorders.info/Different-types-fire-alarm.html Radar detector cobra band meanings Dr. james ford Philadelphia fire alarm nicet level iv Cartoon character tennis shoes volkswagen repair imitrex spray 1988 pontiac grand prix performance parts 2003 land rover discovery blue book North river tennis club victor d9a vacuum cleaner spares Prozac in children

 
At 11:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

bom comeco

 

Enviar um comentário

<< Home