FCP-0, Benfica-1: Final da Taça 1982/83
Depois de o Benfica ter ganho o campeonato, preparava-se para enfrentar mais uma vez o FC Porto numa final de taça.
Naturalmente, estava tudo planeado para que o jogo se disputasse no Estádio Nacional, no Jamor, como era tradição.
No entanto, a direcção do FCP contestou veementemente que o jogo se disputasse, como habitualmente, naquele estádio, por considerar que tal favorecia os clubes do sul e argumentando com todo o blah blah daquela conversa regionalista do Norte vs. Sul que caracteriza o período áureo do FCP (que estava prestes a começar): não há dúvida que a designação de clube regional que o meu amigo S.L.B. utiliza para ser referir ao FCP, assenta que nem uma luva...
Com todo o impasse pela recusa do FCP em jogar no Jamor, a final foi adiada para Agosto (para a semana anterior ao início do campeonato) e deslocada para um campo neutro na cidade do Porto: o estádio da Antas...
Eu só pensava numa coisa: se o Benfica é a melhor equipa, vamos ganhar este jogo, mesmo no estádio das Antas!
E assim foi: com um golo do Carlos Manuel, resultante de um dos seus remate-bomba que o caracterizavam (creio que por volta dos 20 mins de jogo), o Benfica alcançou a vitória. Foi das vitórias do Benfica que, até hoje, mais prazer me deram!
Os meus agradecimentos ao S.L.B. pelas imagens do golo.
Diga-se também que o Carlos Manuel era, já na altura, o meu jogador preferido do Benfica ("destronando" o Nené e o Alves...), o que aconteceu durante alguns anos (a minha camisola do Benfica tinha o nº6, habitualmente usado pelo Carlos Manuel).
7 Comments:
Trazer essa expressão "clube regional" para a praça pública foi provavelmente a única coisa de jeito que o Vale e Azevedo fez enquanto presidente do Glorioso.
Desse jogo lembro-me muito pouco, já que como foi em Agosto devia estar de férias e nessa altura os jogos não davam em directo na TV , mas lá tenho o resumozito na Betamax (que já está arranjada, a propósito! :-)
Mas foi por essa altura que a execrabilidade desse clube começou a nascer...
Como a memória não dá para tudo, poucas recordações guardo da fase Vale e Azevedo, muito menos do que ele dizia. Por isso, nem sabia dessa conotação com a expressão "clube regional".
De facto, o jogo foi em pleno verão. Também estava de férias e nem sequer consegui ver o resumo. A memória que tenho é mesmo do relato, do momento chave do jogo e dos antecedentes relacionados com a escolha do campo "neutro".
Não percas a HISTÒRIA DO GLORIOSO...
Deste jogo, lembro-me muito bem.
acreditas que nunca vi esse golo na tv? tenho de arranjar maneira d eo ver..tens ?
socio de prata
Infelizmente não o tenho... Só bem mais tarde é que os meus pais compraram um VCR e nunca cheguei a gravar resumos de jogos.
Youtube
Enviar um comentário
<< Home