terça-feira, novembro 15, 2005

Goleadas: campeonato 1983/84

Um dos aspectos muito positivos da prestação do Benfica na época de 1983/84 foi a quantidade de goleadas que o Benfica infligiu aos seus adversários.
A saber: Braga (casa: 7-0), V. Guimarães (casa: 8-0), Farense (casa: 6-2, fora: 7-2), Penafiel (casa: 8-0), Espinho (casa: 6-0). E também: Estoril (fora: 4-1), Águeda (fora: 4-1).

Como se nota, o número de goleadas "das antigas" alcançadas pelo Benfica é considerável. Um à parte para dizer que sempre me fez confusão quando comentadores desportivos consideram 3-0 uma goleada... Para mim, mesmo 4-0 só em algumas circunstâncias considero uma goleada (embora nos dias de hoje não seja muito comum assistir a tantos golos num jogo...). No entanto, obviamente já não sou do tempo em que ganhar por 5-0 era quase como ganhar, nos dias de hoje, por 2-0...

Quanto aos jogos propriamente ditos, lembro-me razoavelmente (i.e., não foi preciso recorrer a nenhum auxiliar de memória para me lembrar dos respectivos resultados ;-) ), dos seguintes (as imagens correspondentes são, mais uma vez, cortesia do S.L.B.):

- V. Guimarães: o meu tio, que foi assistir ao jogo, disse que o Benfica jogou quase sempre como se estivesse 0-0, mesmo quando já ganhava por 5-0!

(Imagens relativas precisamente ao 5º golo, apontado por Manniche)

- Sp. Braga, por ser, tal como o V. Guimarães, uma das melhores equipas fora do grupo dos "3 grandes" (e que portanto, lutava pelo acesso às competições europeias). Por isso, ganhar 7-0 ao Braga não estaria nem nas previsões mais optimistas!

(Imagens do 4º golo, da autoria de Diamantino - o golo, não as imagens ;-) )

- Farense, na Luz, com o pormenor de o Benfica ter começado praticamente o jogo a perder e de o Nené ter marcado um golo na primeira vez que tocou na bola, após ter entrado já na 2ª parte.

- Farense, em Faro, em que o Nené marcou, salvo erro, 3 golos e ainda falhou um penalty. Curiosamente, "A Bola" do dia seguinte considerou o Peres, GR do Farense nesse jogo, como o melhor em campo, mesmo apesar dos 7 golos sofridos!!!

(Imagens do 7º golo, marcado por Nené)


Foi também nesta época que Humberto Coelho se lesionou irremediavelmente. O seu substituto natural foi Oliveira (ex-Marítimo). No entanto, creio que em vários jogos foi Shéu quem jogou em vez de Oliveira, o que me leva a crer (pelo menos, tenho essa ideia) que, por diversas vezes, o Benfica usou um sistema de 3x4x3, em que a linha defensiva era composta por Pietra, Bastos Lopes e Álvaro (admitindo que Shéu jogava a meio campo...) e uma linha 3 avançados, que eram escolhidos de entre os seguintes 4: Diamantino, Manniche, Nené e Filipovic.

Lembro-me também de um jogo em que estive à beira de sacrificar a integridade física do meu pequeno rádio-transistor onde ouvia os relatos :-S
Foi num empate em casa, com o Estoril-Praia... Depois de o Benfica ter ganho por 4-1 no Estoril, durante a primeira volta, depois de ter "espetado" uma quantas goleadas, nada mais irritante do que empatar em casa com um dos últimos classificados... Ainda assim, consegui conter-me e poupar aquele pequeno rádio que, apesar de inúmeras vezes deixar que as pilhas se esgotassem ao ponto de "babarem", eu tanto estimava!

Um outro jogo que me recordo razoavelmente (pelo menos, do golo), foi a vitória por 1-0 sobre o Portimonense, em casa. Foi daqueles jogos em que nada parecia correr bem ao Benfica, e já se perspectivava um empate. Até que, a cerca de 10 mins do fim, o Pietra tem uma arrancada pela direita, creio que ainda faz uma "tabelinha" pelo meio, e à entrada da área, sobre o lado direito, disfere um remate fortíssimo que faz a bola entrar junto à barra e tocar na malha superior da baliza. Foi mesmo considerado o golo da jornada.

Quanto aos dois últimos jogos deste campeonato, ficam para os próximos posts...

Último facto curioso sobre o "Benfica goleador" de 83/84: em todos os jogos do campeonato em que o Benfica participou, marcou pelo menos um golo!

8 Comments:

At 12:22 da tarde, Blogger S.L.B. said...

Comentámos no início desta época a nossa esperança que o Benfica deste ano readquirisse esta tendência atacante de 83/84. Por enquanto, não temos razões de queixa, mas o tempo das goleadas já passou há história. Tens, de facto, uma memória prodigiosa, TMA, especialmente nos lances dos golos.

Como revi há pouco tempo os resumos desta época, posso confirmar que jogámos boa parte dela em 3-4-3 como referes. O Filipovic passou parte da época lesionado, o Manniche foi contratado nesse ano, pelo que o Néné e o Diamantino foram os grandes goleadores de 83/84. Aliás andaram os dois em competição pela Bola de Prata que, infelizmente, foi parar ao Gomes do clube regional. Perto do final da época, um não festejava os golos do outro e vice-versa.

Duas notas:
- O golo do Estoril na Luz foi marcado pelo José Pedro (que também já tinha marcado o golo do Estoril no 1-4 da 1ª volta) e sabes quem fez o passe desde meio-campo? Fernando Santos...
- O jogo contra o Portimonense, do golo do Pietra, foi logo a seguir à vitória em Alvalade do teu post anterior. Foi o tal tipo de jogos que fazem ganhar campeonatos: exibição não muito conseguida a seguir a uma grande vitória na jornada anterior, mas conquista dos dois pontos (naquela altura) no fim.

 
At 10:24 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Apesar de tantos golos marcados nessa época, forma bem distribuídos. Conforme diz o S.L.B., o Nené nem conseguiu ser o melhor marcador. E acho que o Diamantino ainda marcou 19 golos nessa época.

Eu assisti ao vivo ao 7-2 em Faro, e ao hat-trick do Nené, que me deixou particularmente satisfeito, já que ele era o meu ídolo na altura.

 
At 2:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Por falar em goleadas, há uma que me esqueci, ou melhor só me lembro de que goleámos o Belenenses com números que nem na altura se usavam. Foi no ano em que o Belenenses desceu de divisão.

 
At 2:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

não me lembro nada desta equipa de 1983/1984 porque não tinha mais que 4 anos...apenas leio e vejo imagens fugazes na tv...mas este benfica de 83/84, à semelhança do da época anterior era uma equipa fabulosa, cheia de talento, uma equipa bastante perigosa...gosto bastante da iniciativa, recordar é viver...e recordar os Diamantinos, Nenés, Chalanas que faziam levantar estádios...muito porreiro:))

 
At 11:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »

 
At 1:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... article florida incorporation state ntldr missing hard drive recovery program Panasonic phone service Brain cancer baby antique malls ca 94 chevy cavalier body kits Cruise egypt nile Shemale banana http://www.cumshots-9.info/bmk-services-pleasanton-ca.html Find free credit report 2005 best care product skin small breast swimwear Neurontin and itching my tupperware ca sealzitsales Pendulous stationery Slot baccarat Fat chicks and big dicks Unique personalized stationery

 
At 5:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Free shemale orgies Back call voip Planet rock casino washable area rugs Pirahna r7 paintball gun

 
At 11:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Very nice site! » »

 

Enviar um comentário

<< Home