terça-feira, outubro 25, 2005

Memórias Fotográficas

No comentário a um dos posts deste blog, o Francis fez uma excelente sugestão para melhorar este blog: a inclusão de fotos.
Nos entretantos, o S.L.B., no contexto do seu projecto de conversão dos resumos dos jogos do Benfica de K7 Betamax para DVD (e cujas primeiras gravações remontam ao início dos anos 80), tem-me enviado alguns snapshots desses mesmos resumos, que utilizei para actualizar este, este e este posts.

Um destes dias tive de ir à arrecadação, onde está depositada alguma "tralha" que trouxe de casa dos meus pais, quando me casei, e que muita dela ainda não tinha desempacotado até à altura. Entre esse material por desempacotar, encontrava-se edições antigas (anos 80) de "Os Cadernos de 'A Bola'", algumas números de 1985 da revista "Foot", o pequeno rádio-transistor através do qual eu acompanhava os relatos dos jogos do Benfica e algumas fotos e posters da equipa do Benfica.

Considerando que os posts mais recentes foram maioritariamente dedicados à época de 1982/83 (aquela da qual talvez ainda hoje guarde melhores recordações), nada melhor do que um poster e uma fotografia da equipa dessa época...

Sem precisar de olhar para a legenda, ainda consigo identificar todos os jogadores que constam neste poster.
Em cima (da esquerda para a direita): Shéu, Nené, Humberto Coelho (cap.), António Bastos Lopes, Stromberg, Bento
Em baixo: Pietra, Veloso, Diamantino, Chalana, Carlos Manuel


Esta é uma fotografia com do plantel completo do Benfica. Em termos visuais, de assinalar a cabeleira pouco habitual do Nené, o facto de o Carlos Manuel na altura ainda não usar bigode e de o Bento aparecer sem bigode.
A história desta foto é engraçada (para mim, claro): antes do início do ano lectivo (possivelmente 82/83, embora não seja de excluir a hipótese de ter sido 83/84) a minha mãe (que é professora), foi à editora de um dos manuais escolares seleccionados pela escola, para uma das suas disciplinas, de modo a adquirir o mesmo. A editora ficava na Rua do Jardim do Regedor, onde na altura estava localizada a sede do Benfica. Antes de regressar a casa, a minha mãe resolveu entrar na loja do Benfica que existia na sede, onde comprou uma espécie de "pin" (infelizmente não o encontrei), e com a sua habilidade para meter conversa (explicando que era para o filho, "maluco" pelo Benfica...), conseguiu que oferecessem esta foto!


Nas costas da foto, os nomes de todos os jogadores e elementos da equipa técnica que constam na foto.

6 Comments:

At 6:17 da tarde, Blogger S.L.B. said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 6:19 da tarde, Blogger S.L.B. said...

Que grande poster! Não reconheci a cara de alguns deles (Carlos Manuel II, Diamantino II, Paulo Campos). O Carlos Ferreira e o Araújo nem sequer me lembro, em que posição é que eles jogavam? Claro que falta aí o grande Stromberg que só entrou a meio dessa época.

 
At 10:17 da tarde, Blogger tma said...

Por acaso, eu também não me lembro do Carlos Ferreira nem do Araújo (possivelmente eram ex-júniores, que, na altura em que foi tirada a foto, antes de a época começar, estavam a treinar com a equipa principal).
Os próprios Paulo Campos (médio brasileiro) e Carlos Manuel II (não me recordo em que posição jogava) foi preciso olhar para esta foto (ou melhor, para o verso...) para me recordar deles.

 
At 1:45 da tarde, Blogger Francis said...

Ai que saudades! Dava gozo ver este Benfica jogar!
Grande abraço!
Vou tentar enviar-te qq este fim-e-semana.

 
At 2:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É nestas alturas que me apercebo que já tenho uma idade respeitável. Safa, isso foi há mais de 20 anos e lembro-me de ir ao estádio ver esses gajos jogarem. O penteado do Pietra é ainda mais incrível do que eu me lembrava.

Lembro-me muito bem dessa equipa. Nunca perdoei ao F.Martins ter vendido o Chalana para acrescentar mais uns lugares ao estádio. Recordo-me de ter estado horas na fila para votar no J. Santos e contra o F. Martins. Ser campeão europeu devia ter sido a prioridade absoluta. Não voltámos a ter uma equipa tão boa.

 
At 4:53 da tarde, Blogger Porque estou aqui said...

Pois é meus amigos, quanto ao carlos ferreira de quem sou amigo de infancia venho justamente dizer que saudades da sua técnica e daquele pé esquerdo, foi do seixal infantil para o benfica , se me vieres a ler uma grande abraço, já agora é também o pai daquele menino chamado fabio ferreira que se encontra no chelsea para ambos um abraço, ai se fosse agora.

 

Enviar um comentário

<< Home