quinta-feira, setembro 29, 2005

Taça UEFA 1982/1983 - parte II (eliminação da AS Roma)

Depois de ultrapassado o Zürich, o sorteio ditou que a poderosa AS Roma seria o adversário do Benfica nos quartos de final da Taça UEFA 1982/83.
O meu pensamento foi que, muito provavelmente, iria acabar por ali a caminhada europeia (mas obviamente acreditando sempre na possibilidade de ultrapassar este dificil obstáculo: se o fizesse, seria quase como ser campeão!).
Não pude assistir ao jogo da 1ª mão, em Roma (nem sequer ao relato), porque foi disputado ao início da tarde e eu estava nas aulas (frequentava a 4ª classe, na altura).
Durante um intervalo, um colega meu soube, não sei como, do resultado, que se apressou a transmiti-lo: vitória do Benfica por 2-1! Seguiu-se a cena de eu e uns colegas meus andarmos aos pulos pela escola a celebrar a vitória do Benfica! Ganhar à Roma foi, para mim, dos maiores feitos alcançados pelo Benfica de que tenho memória. Mesmo nos dias de hoje, se pensarmos que foram raras as vezes que equipas portuguesas derrotaram equipas italianas nas competições europeias, vencer a Roma continuaria a ser um grande feito, embora a Roma já não seja tão forte como era na altura.
O grande herói desse jogo fora novamente Zoran Filipovic, ao marcar os dois golos do Benfica, que chegou mesmo a estar a ganhar por 2-0.

(Fotos gentilmente cedidas por S.L.B.)

0-1


0-2

Do jogo da segunda mão, do qual já tive a oportunidade de acompanhar o relato (por ter sido à noite), recordo-me que, durante a primeira parte, o Benfica fez o 1-0. Naturalmente, aquele golo dava algum conforto ao Benfica, e pensava eu que a eliminatória estaria resolvida.

1-0
No entanto, a partir desse golo, e creio que sobretudo na 2ª parte, a Roma exerceu uma forte pressão para recuperar a desvantagem de dois golos. Mesmo apesar da vantagem, comecei a ficar preocupado com o decorrer do jogo e com o facto de praticamente só a Roma atacar.
Perto do fim, a Roma chegou mesmo a marcar, por intermédio de outro grande jogador da altura: o brasileiro Falcão. Tenho até a ideia de o Falcão ter sido a figura do jogo, não só pelo golo, mas por ter sido o dinamizador da tentativa de recuperação da Roma.
Nos minutos finais, após o empate, lembro-me mesmo de ter ficado com a "cabeça à roda" de tanta ansiedade, pois a Roma massacrou, numa tentativa desesperada de alcançar o prolongamento - naquelas circunstâncias, seria péssimo que, depois de tudo o que Benfica havia conseguido, sobretudo na 1ª mão, ser obrigado a ir a prolongamento.
O fim do jogo foi um verdadeiro suspírio de alívio e de contentamento, mas também de algum desapontamento por o Benfica não ter ganho o jogo... Afinal, tínhamos ganho em Itália, por que raio não fomos também capazes de ganhar o jogo em casa?...

9 Comments:

At 1:35 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Nessa caminhada da UEFA, também me recordo bem da eliminação da Roma. Mas o jogo de que me recordo melhor é o das meias-finais contra o Universitatea Craiova, que empatámos fora 1-1. Estava no 1ºano do ciclo, e acho que me baldei a uma aula para ir ver o jogo a casa de um amigo. Que me lembre, só houve outra ocasião em que me baldei a uma aula para ir ver um jogo, e foi no ano seguinte para assistir ao Portugal x Alemanha para o Euro'84.

 
At 1:52 da tarde, Blogger francis said...

Excelente ideia, este Blogue.
Devias meter umas fotografias para lhe dar cor :-)
Vivó Glorioso!!!

 
At 7:05 da tarde, Blogger tma said...

Baldar às aulas para ver jogos só na faculdade (e mesmo assim não tenho a certeza...).
O Univ Craiova-Benfica (1-1) também não vi pelas mesmas razões que o Roma-Benfica.

Francis, a ideia de adicionar fotos é óptima. Se souberes de algum site que tenham fotos relacionadas com o Benfica (desde os anos 80), eu agradecia...
Pessoalmente, guardei durante alguns anos os "Cadernos da Bola" e uns poucos posters do Benfica, mas infelizmente, não sei onde estão (se é que ainda estão em algum lado...)

 
At 12:22 da manhã, Blogger francis said...

Nem de propósito!Tenho um CD com fotografias desde os primeiros tempos do Glorioso!
Se quiseres qualquer coisa, é só dizer ;-)

 
At 2:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ehhehe, as coisas que a radio faz..eu tb era puto na altura mas papava os jogos todos na luz...o meu pai levava me a tudo..eu assisti a esse jogo..nao foi como dizes..o glorioso controlou sempre o jogo e o resultado..jamais esteve em causa a eliminatoria..nao me lembro de massacre nenhum da roma mas sim de algum desespero e resignaçao..abraços

 
At 1:54 da tarde, Blogger tma said...

Francis: obviamente estou interessado! Se puderes, envia-me um mail para falarmos sobre isso. Obrigado!

Anónimo: Naturalmente, as memórias podem ter alguma tendência para ficarem difusas. Para mim o Falcão foi uma figura dominante desse encontro, provavelmente por ter sido um dos jogadores daquela fantástica selecção brasileira do mundial 82 - daí residir a ideia de que a Roma ter feito algum esforço para inverter a eliminatória. E recordo-me da ansiedade dos instantes finais após o golo da Roma, talvez empolada pelo relato radiofónico.

 
At 2:06 da tarde, Blogger francis said...

Acho que ambos têm razão. Penso que a eliminatória esteve sempre controlada. Contudo, o golo de falcão a cerca de 10 minutos do fim veio animar os italianos e causar alguma preocupação nas hostes. Lá dentro (do campo) a equipa não perdeu a postura.

 
At 11:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read Bang bros blonde Decks patios driveways graysville ohio Gay adult stores paypal shopping for adult toys in west covinaca vibrators 3 phase rail car Volunteer leadership workshops wisconsin Lonnie waters anal adult fisting toys Ava devine using a dildo france car rental gulf shores golf vacation package california2c legislation2c payday advances Xanax online pharmacy purchase xanax on popular links Linxcel webcam

 
At 5:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Best regards from NY! Free oral sex gallerys Free gay video clips free adware removal utility strap on movie clips anal dildos pics Pornstar jessica sweet gallery euro audi tail lights Discount+prada+handbag 125 dihydroxy vitamin d hplc ec analysis Ho taking it up the butt Show me latino single females girl fucking guy with strap on Upskirts del 2004 Pharmacies and drug stores in piketon oh ohio Vibrators of yours Free hardcore thumbnail dildo fucking Gamer t-shirt Side by side comparisons of minivans diet supplements

 

Enviar um comentário

<< Home