quinta-feira, novembro 03, 2005

Sporting - 0, Benfica - 1: Campeonato 1983/84

Depois de já ter assistido a um jogo da selecção no antigo Estádio de Alvalade (vitória por 5-0 sobre a Finlândia, em jogo de apuramento para o Euro 1984 que recordarei futuramente), era a primeira vez que ia assistir a um jogo do Benfica no estádio do histórico rival lisboeta.
Até à data, todos os jogos que eu tinha assistido ao vivo (tanto do Benfica como da Selecção) tinham terminado com vitória da minha equipa.
Neste jogo que o Benfica ia disputar em Alvalade, quase no final da 1ª volta, frente ao Sporting (que creio que já se encontrava algo distante da liderança), seria importante pelo menos não perder, pois o FCP seguia no encalço do Benfica a poucos pontos. Ganhar seria, obviamente, excelente.
Não me recordo muito bem da 1ª parte do jogo, mas tenho a vaga ideia de ter sido equilibrada. Basicamente, o Benfica, a quem o empate melhor servia, terá controlado e não me recordo de o SCP ser propriamente uma ameaça (antes pelo contrário).
Na 2ª parte, assistiu-se a um claro domínio do Benfica, numa atitude que revelava evidente intenção de ganhar o jogo.
O primeiro grande momento do jogo surgiu quando foi assinalada uma grande penalidade favorável ao Benfica, por suposta falta sobre o Diamantino. Na verdade, no estádio não fiquei muito convencido sobre a existência de falta. De qualquer modo, o próprio Diamantino não consegui converter o penalty em golo, já que o Katzirz o defendeu.
Eu pensei que o Benfica iria desmoralizar com aquela perda, mas o certo é que continuou a ter o controlo do jogo.
A 15 mins do fim, o Nené entra em campo (não me recordo quem substituiu - talvez o Diamantino). O ataque do Benfica voltou a animar, e nesses 15 mins, o Nené foi o jogador mais perigoso.
Já perto do fim, creio que a 5 mins, há um remate do Nené que é defendido pelo Mário Jorge com a mão, em cima da linha de golo.
2º penalty a favor do Benfica. Nené chamado à conversão... Nené parte para a bola.... GOOOOLO!!! Foi como se no meu lugar houvesse uma mola: dei logo um salto para festejar o golo! Só que estava no meio da lagartagem, e o meu tio, por prudência, puxou-me logo para eu voltar a sentar-me.

(Imagens gentilmente cedidas pelo S.L.B.)
Até ao fim, nada mais de relevante aconteceu. Com esta vitória, eu mantinha o meu registo 100% vitorioso em jogos aos quais assiti ao vivo, mas mais importante, o Benfica consolidava a liderança do campeonato. E, claro, ganhar no terreno dos lagartos fez com que esta vitória fosse das que mais prazer me deu assistir ao vivo!

10 Comments:

At 2:14 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Lembro-me vagamente de ouvir o relato deste jogo pela rádio. Só uma correcção: o primeiro penalty é sobre o Chalana, que tenta passar por dois adversários e cai. Como se diria agora "há contacto"...

 
At 5:36 da tarde, Blogger Francis said...

É curioso. Este jogo tinha-se-me varrido da memória... :P

 
At 10:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sim o Nené entrou para substituir o Diamantino

 
At 2:21 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Passei por uma situação igualzinha a essa, debaixo da pala do velho Alvalade. Só que foi uns anos mais tarde, depois de um golo de livre directo do Valdo.

 
At 7:47 da tarde, Blogger Caio de Gaia said...

Eu passei pela situação inversa. Consegui meter um amigo meu, lagarto, no 3ro anel. Isto foi no fim de semana após termos dado 5-0 na Luz ao Sporting para a Taça. Enquanto fui buscar bebidas o Sporting marcou, ele exagerou nos festejos e cheguei mesmo a tempo, quando já lhe queriam afagar o pêlo. Infelizmente perdemos esse jogo e o FCP foi campeão.

 
At 10:22 da manhã, Blogger tma said...

S.L.B, obrigado pela(s) correcção(ões) ;-)
Em relação ao penalty(?) sobre o Chalana, o Gabriel Alves não diria melhor!

Anonymous: obrigado pela confirmação

D'Arcy: suponho que esse jogo tenha sido no campeonato de 88/89...

JFilipe: apesar de ser de má memória, é impossível esquecer esse jogo. Não foi no fds logo a seguir aos 5-0 para a taça, mas foi, efectivamente, na mesma época.

 
At 11:59 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Acho que foi para o campeonato de 1989/90. Vencemos por 2-0, e o outro golo foi marcado pelo angolano Abel.

 
At 12:02 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Não, essa vitória por 2-0 foi em 88/89 na penúltima jornada quando já éramos campeões. Em 89/90 também ganhámos, mas por 1-0 com um golo do César Brito.

 
At 5:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read » » »

 
At 7:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read Cheap desk chairs Wellbutrin sr and pregnancy Air conditioner in greenville Mortgage rates refinancing in the united kingdom acne help ice cream maker machines http://www.rhinoplasty-9.info Mesotherapy photo defense attorney closed rhinoplasty delivery lcd screen checker Children's liquid grape vitamins War of the worlds music - tom cruise movie http://www.sex-personal-website.info

 

Enviar um comentário

<< Home